Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

Evento: A Cidade dos Transportes

A Cidade dos Transportes

Data 23 Janeiro a 1 Março 2009

Nome A Cidade dos Transportes

 

Da Companhia Carris de Ferro do Porto à municipalização do Serviço é o título da exposição temporária realizada pelo arquitecto Mário João Mesquita, a partir do fundo documental da CCFP e STCP depositado no Arquivo Distrital do Porto (ADP), e que visa dar a conhecer pela força do Desenho e da Fotografia a relação da expansão dos transportes públicos com a formação, expansão e consolidação do tecido urbano na cidade do Porto, na primeira metade do século XX.

Através da leitura possibilitada pelo estudo do assentamento dos carris de ferro citadinos – no período entre os anos setenta do século XIX (Companhia do Carril Americano, Companhia Carris de Ferro do Porto e Companhia Viação Eléctrica) e 1946, data do resgate do serviço pela CMP e criação do STCP –, podemos entender que a forma, extensão e expansão territorial do transporte colectivo efectivamente potenciou, acompanhou ou foi respondendo às solicitações várias que lhe eram feitas pela expansão planeada ou casuística da cidade ou por unidades industriais ou empresariais particulares.

 

www.museudocarroelectrico.pt

Pedro Gomes às 17:54
|
2 comentários:
De v vieira a 2 de Março de 2009 às 15:51
Parece que a galeria dos Eléctricos no Fotopic está adormecida...
De fernando serra a 20 de Junho de 2009 às 19:35
como pode ser a cidade dos transportes senão tem troleicarros?. moro em lisboa mas gosto mais do porto, tenho pena que o porto já foi a cidade mais ecologica de portugal no passado(troleis e carros electricos).
vamos la portuenses mostrem a vossa raca e instalem novamente uma rede de troleicarros e alarguem a dos electricos. mostrem aos meninos da capital como um homem do norte e capaz de fazer mais pelo seu pais

Comentar