Quinta-feira, 11 de Março de 2010

Linhas com História nº3

Linhas com História nº3

Linha nº 3 e linha nº4

Fig.2 - Eléctrico na Praça da Liberdade na Linha 3

 

Fig.2 - Carro Eléctrico na Av.da Boavista na Linha 3

Como no número anterior juntamos a linha 3 e a linha 4 tinham tambem de estar juntas no mesmo número pois a história de uma confunde-se com a da outra. 

Material circulante

Carros eléctricos unidireccionais da série 350-373, 400-404 e 500 conjuntamente com todos os outros tipos excepto os carros de bogie.

Número máximo de eléctricos ao serviço: 9

Curiosidades

Em 1958 a linha 3 (Lordelo) representou 2,0% e a linha 4 (Pereiró) 3,0% das receitas da rede de eléctricos.

Horário de 1914

-Praça - Palácio: 12.00h - 30' - 18.00h
-Palácio - Praça: 12.15h - 30' - 18.15h

Percurso

3- A linha de Lordelo

-Praça da Liberdade - Carmo - Palácio

3 (desde 27 de Maio de 1945 até Janeiro de 1959):

-Praça da Liberdade - Carmo - Palácio - Lordelo 

-3; Comprimento 8 km

Praça da Liberdade - Carmo - Palácio - Boavista - Fonte da Moura - Pereiró

4- A linha de Pereiró ; Comprimento 8 km

-Praça da Liberdade - Carmo - Rua do Rosário (no sentido oposto Cedofeita) - Carvalhosa - Boavista - Fonte da Moura - Pereiró

A partir de 1960 estas linhas estiveram ligadas com a linha 15/ até ao encerramento desta última em 1967

Fig.3 - Carro Eléctrico na Praça da Liberdade na Linha 4 

Fig.4 - Inauguração da Linha 4 em Pereiró

Próximo número dia 18 de Março

Pedro Gomes às 19:00
|