Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Linhas com História nº4

Linhas com História nº4

Linha nº5 e linha nº19

 

Fig.1 - Eléctrico na Av. do Brasil na Linha 5

Fig.2 - Eléctrico no Carmo na Linha 5

A linha 5 e a linha 19 tinham de estar juntas no mesmo número pois a história de uma confunde-se com a da outra. 

Material circulante

Todos os carros bi-direccionais excepto os carros de bogie

Número máximo de eléctricos ao serviço: 5

Curiosidades

Em 1958 estas linhas representaram 5,5% das receitas da rede de eléctricos.

Horário 1942

-Praça - Leixões (5): 6.00h - 30' - 1.00h
-Leixões - Praça (5): 6.46h - 30' - 0.46h
-Praça - Leixões (19): 6.15h - 30' - 20.45h
-Leixões - Praça (19): 6.31h - 30' - 21.31h

Percurso

5 (até 1930)

-Praça da Liberdade - Carmo - Rua do Rosário (no sentido oposto Cedofeita) - Carvalhosa - Boavista - Fonte da Moura - Castelo do Queijo - Matosinhos (Roberto Ivens)

5 (desde 1930); Comprimento: 9.9 km (até 1960), 8½ km (até 1978); Duração da viagem num sentido 45 minutos;

-Praça da Liberdade - Carmo - Rua do Rosário (no sentido oposto Cedofeita) - Carvalhosa - Boavista - Fonte da Moura - Castelo do Queijo - Matosinhos (Brito Capelo) - Leixões (Leça da Palmeira)

19 (encerrada em 1917)

-Praça da Liberdade - Carmo - Rua das Oliveiras - Conceição - Trinidade - Fernando Tomás - Biblioteca - Batalha - Praça da Liberdade

19 (desde 1934); Comprimento: 9.9 km (até 1960), 8½ km (até 1980), 6.6 km (até 1993); Duração da viagem num sentido 45 minutos; 34 minutes (1991)

-Praça da Liberdade - Carmo - Palácio - Boavista - Fonte da Moura - Castelo do Queijo - Matosinhos - Leixões

Fig.3 e 4 - Eléctrico em Matosinhos na Linha 19 

[Página+5+-+Foto+4.jpg]

Fig.5 - Linha 19 na Marginal de Leça da Palmeira

Próximo número dia 25 de Março

Pedro Gomes às 19:00
|